Portal dos Amantes do Futebol

Sejam Bem Vindos ao Blog do Futebol Clássico

Atenção com relação aos direitos autorais, Plágio é Crime!!!!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

DRIBLADORES - Os Melhores de Todos os Tempos





PERNAS TORTAS, DRIBLE CERTO


A primeira posição acabou sendo incontestável, insuperável e unânime. Mané está no imaginário de todos e praticamente se tornou um sinônimo para a palavra drible. Outros grandes gênios do futebol, abusaram de seu repertório para criar chances de gol e resolver jogos ao longo da história do futebol, alguns possuíam um drible como principal característica, outros tinham uma vasta gama de dribles para encantar os fãs e apaixonados por futebol. A lista que segue possui exímios dribladores, jogadores com variação de dribles e atletas que dominavam perfeitamente um estilo de drible, como Rivelino e Zidane. Busquei citar as principais características dos dribles dos jogadores em questão, mas isso é apenas minha opinião, vocês podem ter visões diferentes.

Posto isso, veremos agora a lista dos 10 maiores dribladores da história do futebol e os outros 05 mais votados entre os estrangeiros.



OS MELHORES DRIBLADORES DE TODOS OS TEMPOS


1 - GARRINCHA (BRA) - Manoel Francisco dos Santos


         Clubes - Botafogo, Corinthians, A. Junior-COL, Flamengo
                         e Olaria

                Característica - Drible de Corpo e Velocidade




2 - STANLEY MATTHEWS (ING) - Stanley Matthews


         Clubes - Stoke City, Blackpool e Hibernians


                
Característica - Drible em Velocidade e Corte Seco

3 - PELÉ (BRA) - Edson Arantes do Nascimento

         
         Clubes - Santos e Cosmos



                Característica - Drible em Velocidade, Corte Seco e Chapéu


4 - MARADONA (ARG) - Diego Armando Maradona

         Clubes - Argentinos Juniors, Boca Juniors, Barcelona,
                         Napoli, Sevilla e Newell´s Old Boys

                Característica - Condução e Giro




5 - RONALDINHO (BRA) - Ronaldo de Assis Moreira


         Clubes - Grêmio, PSG, Barcelona, Milan
                         e Flamengo


                Característica - Variação de Dribles





6 - BEST (IRN) - George Best


         Clubes - M. United, LA Aztecs, Fulham, F. Lauderdale,
                         Hibernian e Outros


                Característica - Condução e Aceleração-Desaceleração




7 - CANHOTEIRO (BRA) - José Ribamar de Oliveira


         Clubes - América-CE, São Paulo, Dep. Nacional,
                         Toluca, Nacional-SP e SAAD


                Característica - Drible de Corpo e Cortes




  
8 - RIVELINO (BRA) - Roberto Rivelino
     

    Clubes Corinthians, Portuguesa, Fluminense e Al Hilal




                Característica - Elástico e Condução


9 - CRUIJFF (HOL) - Hendrik Johanse Cruijff


         Clubes - Ajax, Barcelona, LA Aztecs, W. Diplomats, Levante
                        e Feyenoord


                Característica - Corte de Letra e Drible Longo


10 - ZIDANE (FRA) - Zinedine Yazid Zidane


         Clubes - Cannes, Bordeaux, Juventus e Real Madrid


                Característica - La Roullette



================================================================

OS OUTROS 05 MAIS VOTADOS (Excluindo os Brasileiros)


11 - DI STEFANO (ARG/ESP)




  12 - "EL MANCO" CASTRO (URU)




13 - NICOLAE DOBRIN (ROM)





14 - LUÍS FIGO (POR)





15 - DEJAN SAVICEVIC (MON)

10 comentários:

J. Alves Adryan disse...

faltou o Julio Cesar "Uri Gueller" que ganhou esse apelido exatamente por causa de seus dribles mágicos, já que na época Uri Gueller era um grande mágico com fama mundial

Mike Torres disse...

Ok, Jessé. Ok.

Anônimo disse...

cade o Julio Cesar "Uri Gueller" vcs tão de sacanagem blog anti flamenguista esse em pqp

Leo Devezas disse...

Não há motivo algum para ser anti-flamenguista, se for assim os corintianos podem comentar sobre a ausência de Luisinho "Pequeno Polegar" e falar que é "antismo" tbm, os cruzeirenses podem falar do Joazinho e dizer o mesmo, listas são assim, nunca cabe todo mundo, sempre muitos grandes jogadores ficam de fora.

Anônimo disse...

Só por que vcs citaram erroneamente Best, stanley Matthews, zidane (vê se pode), vcs acham que entendem de histórias...leram meia dúzia de livros e já se acham o Rinus Michels.

Eu não sei quem faz as piores listas.. se é o Pelé, o Maradona a FIFA ou estes blogueiros idiotas..mas uma coísa eu sei vcs estão fazendo de tudo por mereçer o título de playboyzada ignorante.

PS: Luizinho do Corinthians.. à comprovações de que ele tenha passado entre 2000 e 3000 bolas por de baixo das pernas dos adversários (grandes zagueiros ñ este porcaria que tem hoje em dia) e ele não foi citado.....é claro não tem livro sobre ele, e vcs só conhecem algumas besteiras que publicam..jornalista de verdade cria o livro, em vez de ficar fazendo resumo nos seus bloguinhos.

Bruno Neco

Anônimo disse...

Olha uma lista de verdade fita em dois minutos:

1° Mané Garrincha
2° Luizinho "Pequeno Polegar"
3° Pelé
4° Edu "Ponta -esquerda"
5° Canhoteiro
6° Maradona
7° Stanley Matthews
8° Zizinho
9° Rato "O rei do drible" anos 20
10°Rivellino (com um "L" se preferir)

Aprendeu? Agora zidane (pra mim foi um jogador comum) Crujff (um gênio, mas em outras areas)Ronaldinho (com o futebol falido de hoje em dia, até a Hebe driblaria melhor), Figo (não vou nem comentar)... realmente vc lê demais demais e encherga de menos..

Quer discutir futebol meu e-mail é rory_1_@hotmail.com

Bruno Neco

Leo Devezas disse...

Bruno Neco


Normalmente, gosto de perder tempo respondendo as pessoas, mas mediante seu comentário, não da nem pra argumentar, ataques, ofensas, depreciações, não fazem parte do nível que aprecio discutir futebol.

Assim sendo, você poderia apenas postar sua opinião sem querer ofender ninguém, seria muito mais interessante, enfim, opiniões tem de ser respeitadas, respeito a sua e nem me darei o luxo de tecer um comentário sobre os nomes.

Abraço

PARISE JR disse...

E o Zé Sergio? E o Marinho? E o Falcão (Futsal)

Unknown disse...

É muito difícil escolher os melhores dribladores de todos os tempos. São tantos nomes que fazem com que a lista seja imensa. Citarei alguns que não aparecem na votação e citações, muitas vezes esquecidos no futebol atual.
O próprio Arthur Friedenreich é um que merece a referência, pois dizem que foi ele que inventou de fato os primeiros dribles do futebol brasileiro, muitas vezes enfileirando as defesas adversárias.
Junto com Friedenreich atuava um ponteiro direto conhecido como Formiga. Conheci um senhor que viu ambos jogarem, rasgando grandes elogios aos dois.
Na primeira metade da década de 20 teve um meia-esquerda conhecido pelo apelido de Tatu, que tinha trabalhado em circo, chutava muito bem, além de ser um notável driblador.
Arakek Patuska, famoso meia-esquerda que jogou durante muitos anos com o centroavante Feitiço, também era muito habilidoso na arte de driblar.
Citarei um, pouco conhecido, que é o Lara (não confundir com o goleiro), baixinho e habilidosíssimo driblador.
O meia-esquerda Tim também era fantásticos nos dribles, tanto é que ficou conhecido pelo apelido de El Peón.
Os argentinos, com os seus artistas nas décadas de 30 e 40, sem dúvida tiveram especialistas. Destaco o ponta-esquerda Lousteau.
E por último o ponteiro esquerdo Mário, outro que era malabarista de circo, que costumava driblar toda a defesa adversária, mas quando chegava na frente do gol para marcar, retornava pra fazer o mesmo.

Major Nelson disse...

Tinha que citar outros brasileiros, pois a arte do drible foi essencialmente brasileira até pelo menos meados dos anos 80. A partir daí, com a exceção do fabuloso Romário,não tivemos mais nenhum grande driblador.

Por ordem cronológica:

1. Zizinho – Também mestre do passe curto, mas excepcional no drible, impondo tal respeito aos marcadores que nenhum se atrevia a tentar tomar-lhe a bola. Maior jogador brasileiro antes da geração de Pelé e Garrincha.

2. Julinho Botelho – Fantástico ponta-direita, primeiro brasileiro a ser ídolo na Itália. Quase unanimidade antes da aceitação da genialidade de Garrincha.

3. Jairzinho – Absolutamente imarcável entre 64 e 74, quando herdou sem discussões o posto que fôra de Garrincha no Botafogo e na Seleção. Era um driblador espetacular, por conta do excepcional controle de bola, velocidade, arranque e força física.

4. Edu – Alçado à titularidade no Santos de Pelé aos 16 anos, era genial e inventivo. Ao surgir, muitos pensaram tratar-se do”novo Pelé”, por conta do fenomenal e inventivo futebol que apresentava. Excepcional no chute e no controle de bola embora, como Garrincha, não tivesse grande velocidade final.

Sinceramente, esquecer desses acima para enaltecer um entediante e cenográfico Ronaldinho Gaúcho, pode ser debitada ao esquecimento atávico que é característico dos brasileiros.